Ilheense marca presença na Ultra Trail 2023 da Chapada Diamantina.

Primeiro Brasileiro com Esclerose Múltipla a realizar uma ultramaratona no Brasil.
Por: Ricardo Ferreira
15/11/2023 - 10:59:52

Agenor Borges de Carvalho Neto, um nativo de Ilhéus de 50 anos, sempre superou desafios e obstáculos através da fé, perseverança e,  claro,  da corrida! Sua paixão pelo esporte o levou a encarar mais uma ultramaratona no último sábado, 04 de novembro de 2023 em Mucugê, no coração da Chapada Diamantina. 

 A Ultra Trail da Chapada Diamantina começou bem cedo, com largada às sete da manhã. Vários percursos foram oferecidos, incluindo 8km, 14km, 21km, 36km, 50km e 80km. Agenor escolheu o percurso de 80km, que concluiu em dez horas e quarenta e sete minutos (10:47min). 

"Fiquei em nono lugar na colocação geral e segundo lugar na faixa etária. A prova foi muito desafiadora, pois além dos obstáculos de subidas, descidas, pedras soltas e escorregadias, teve o fator tempo onde começamos com neblina, depois um calor muito intenso e durante o percurso teve também chuva com raios, relâmpagos e trovões. Apesar de desafiador, a prova foi emocionante com a presença da minha esposa Ana Paula, meu filho Arthur e amigos. Sempre acreditei em Deus e aprendi que por mais difícil que seja a jornada e/ou caminho, nunca devemos desistir. Continuarei colocando a Esclerose Múltipla para correr", relata Borges, ele que é portador da Esclerose Múltipla; doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. (Clique aqui e conheça um pouco mais da história de Borges)

Com a frase "Pondo a esclerose múltipla para correr", Borges segue firme em sua trajetória como atleta, com suas conquistas e, sobretudo, força de vontade e superação, sem deixar espaço para a doença. A cada quilômetro percorrido, novos projetos surgem.

"Estou com um projeto e propósito ousado. Já fiz distâncias de 135km e 180km com o objetivo de arrecadar alimentos. Dessa vez será diferente. Tendo em vista o baixo número de sangue nos bancos de sangue, quero sair de Vitória da Conquista até Ilhéus (280km). Com isso, ao longo da jornada, sonho com o apoio de todos, pois meu objetivo é conseguir um doador de sangue por quilômetro percorrido em toda a Bahia. Pretendo mobilizar a mídia em geral e as redes sociais. Ah! E em todo esse trajeto, a meta é finalizar em menos de 72 horas", relata Agenor sobre seu Projeto Audacioso em entrevista  ao Mistura Bahia.

SOBRE A ULTRA TRAIL CHAPADA DIAMANTINA

Foram mais de 1.000 atletas,  somando mais de 20 Estados Brasileiros que participaram da competição. A Ultra Trail Chapada Diamantina contou com o patrocínio da Tronox, Faz Atleta, Governo da Bahia, da Prefeitura Municipal de Mucugê e da Deputada Estadual Olívia Santana.


Veja mais


PUBLICIDADE



Entre em contato com o site

Dúvidas na navegação ? Possui uma proposta comercial ? Sugestões ou reclamações ? Fale agora com nossa equipe.

Anúncio publicado
Insira mais fotos e informações a seguir.

Experimente também nosso plano de anunciante pago para ter mais destaque.

Boa sorte candidato
Insira currículo e mais informações a seguir.